Berçário

Proposta Educacional

O atendimento aos bebês é especializado e oferece, além dos cuidados diários, propostas de estimulação que visam a desenvolver habilidades, de acordo com cada fase de desenvolvimento.
A equipe, formada por berçaristas, psicopedagogas, enfermeira e nutricionista, acompanha as crianças e considera necessidades e possibilidades individuais para a organização da rotina.
A afetividade, presente em toda a prática com os pequenos,  proporciona o aconchego de que eles precisam nos primeiros meses de vida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Atividades de Estimulação

As atividades acontecem em salas de estimulação, playground ou áreas externas, e são planejadas especialmente para cada um dos estágios de aprendizagem. As propostas visam o desenvolvimento integral das capacidades e acontecem a partir das seguintes áreas de conhecimento: Linguagem, Raciocínio Lógico Matemático, Movimento e Meio Ambiente.

As atividades de estimulação do berçário são planejadas e objetivam o desenvolvimento de diversas capacidades relacionadas às áreas educacionais. São elas:

Conversas e músicas espontâneas

O estímulo à linguagem acontece durante o cotidiano, de forma espontânea em momentos da rotina, como alimentação, higiene e interação, nos quais, as educadoras conversam, cantam músicas, nomeiam objetos e verbalizam situações do dia a dia, para que os bebês desenvolvam a oralidade, o hábito de cantar e ampliem o repertório verbal.

Hora da História

Visa desenvolver a linguagem oral, a imaginação, sequenciação de fatos e acontece por meio da:

– Contação de histórias – com a utilização de livros ou teatro de fantoches, e (ou) objetos cênicos.

– Manipulação de livros interativos.

Roda de Música

Visa o desenvolvimento do ritmo, da musicalidade e da capacidade de apreciação de musical.

Envolve propostas como:

– Cantar e acompanhar o som com gestos e movimentos corporais.

– Manipulação de instrumentos musicais ou demais objetos que produzem som.

Expressão Artística

Visa o desenvolvimento da coordenação motora fina bem como desenvolvimento da criatividade e expressividade por meio da manipulação de materiais, como: massinha, giz de cera, papéis com texturas e cores diferenciadas, etc. Os alunos participarão dessas propostas a partir do BII

Expressão Corporal

Visa o desenvolvimento da expressão corporal, por meio de estímulos musicais e sensoriais.

– Momento de explorar o corpo por meio da criação de gestos, movimentos, etc.

– A partir do BIII os alunos participam do Curso de Expressão Corporal, com profissional especializado na área de dança, que tem como principais objetivos desenvolver a coordenação motora global, a espontaneidade e a criatividade.

Brincadeiras de faz de conta

Visa o desenvolvimento da ludicidade e a capacidade de simbolizar, além de desenvolver o imaginário e a criatividade.

– Exploração de brinquedos, materiais e objetos que possibilitam a simbolização como: bonecos, casinha, carrinhos, etc.

– Exploração de fantasias e adereços cênicos que possibilitam a exploração da fantasia e do faz de conta. Os alunos participarão dessa proposta a partir do BII

Exploração de materiais concretos

Visa o desenvolvimento do raciocínio, por meio da manipulação de materiais com intervenção educativa a fim de promover aprendizagem por meio da tentativa e erro.

– Exploração de brinquedos que oportunizem contato com diferentes cores e formas, e desafios como de: encaixar, empilhar, etc.

Circuitos e desafios corporais

Visa o desenvolvimento da coordenação motora, por meio da estimulação corporal.

– São utilizados diversos materiais como: cilindros, escadas, túneis, que desafiam as potencialidades e habilidades psicomotoras.

– A partir do BIII os alunos participam do curso de Esportes, com profissional especializado, na área de Educação Física, que promove a iniciação na área esportiva, com o objetivo de desenvolver a motricidade e a coordenação motora global.

Exploração da Natureza e Meio Ambiente

Promove o contato com a natureza para desenvolver nas crianças o respeito e a noção de que fazem parte deste meio.

– Atividades de contato com o jardim e animais.

Espaço Físico

O ambiente do Berçário considera as necessidades das diferentes faixas etárias e os objetivos estabelecidos para cada uma delas. É dividido em:

______________________________________________

Salas de Estimulação

DSC01648Salas com piso acolchoado: com brinquedos e materiais diversos que estimulam a percepção nos primeiros meses.Salas com piso sólido: com espumas, túneis e cilindros acolchoados que estimulam o desenvolvimento da psicomotricidade.

 

______________________________________________

Área de Alimentação

Dispõe de:

BI

– Bebês colinhos para os que ainda não sentam.
– Cadeirões para os que já sentam, mas ainda não adquiriram firmeza.

BII
– Mesas com cadeiras para os que sentam, possuem mais autonomia e firmeza, e estão preparados para desenvolver a capacidade de alimentar-se sozinhos.

______________________________________________

Área de Higiene

Locais onde os materiais de higiene de cada bebê são organizados em espaços individuais. Trocadores e banheiras são esterilizados após a utilização. A partir de um ano, inicia-se a adaptação ao uso do chuveirinho para o banho.

 

 

______________________________________________

Dormitórios

Quarto aconchegante com berços individuais recebem os bebês até 1 ano (BI) na hora do soninho. Fica a critério dos pais o envio de prote-tores e móbiles/ brinquedos de berço.
A partir do momento em que a criança começar a andar, dormirá no colchonete por questão de segurança.

______________________________________________

Playground

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÁrea livre revestida com piso emborrachado artificial, com brinquedos adequados por faixa etária (casinha, gangorra, escorregador, entre outros). É um ambiente agradável para brincadeiras e banho de sol.
Onde as crianças, também participam de brincadeiras coletivas (jogos com bola cantigas de roda), além de ter contatos com a natureza desfrutando da área verde do jardim.

Processo de Adaptação

O Ingresso na escola representa um momento muito importante na vida da criança, é a hora em que “se abrem as portas para o novo universo” inicialmente desconhecido, do qual em breve ela se sentirá integrante.

Esse processo é gradativo e imprevisível, pois envolve os sentimentos da criança e dos pais, e a duração dependerá exclusivamente da personalidade da criança em relação ao contato com a escola.

Cada criança é, sente e pensa de modo peculiar, por isso precisa ser observada e inserida cautelosamente no ambiente escolar. Nesse período inicial, ao mesmo tempo em que a criança sente vontade de “aprender a voar” (o que é muito importante para a socialização e a independência), percebe que estará menos tempo com a mamãe (com quem esteve até o momento) e, consequentemente, “longe” da segurança da família.

Os profissionais do “Meu Castelinho” orientarão os pais nesse momento, para propiciar segurança às crianças e tornar esse momento o mais prazeroso possível.

O processo de adaptação é agendado, após o preenchimento e a entrega da Ficha de Dados, e prioriza-se a presença dos pais em horários especiais nos primeiros dias.

Horários

O horário de atendimento é das 7h30 às 19h. Dentro dessa faixa de horário, os pais poderão optar pelo melhor período para a freqüência da criança, conforme abaixo:

 

Meio período: 4 horas

Período semi-integral: 5 a 7 horas

Período integral: 8 a 10 horas

 

É muito importante que, depois de definido, o horário seja cumprido para a organização da rotina de cada criança. Qualquer alteração eventual ou definitiva de horários deve ser comunicada à escola previamente.

 

A partir do BIII, os pais devem optar por alguma das opções abaixo:

 

Período Manhã

8h às 12h

 

Período Tarde

13h30 às 17h30

 

Período Semi-Integral

Opção 1: Das 10h às 17h30

Opção 2: Das 8h às 15h30

 

Período Integral

Das 8h às 17h30

– Esse período pode ser ampliado das 7h30 às 19h, com atividades recreativas de acordo com a necessidade dos pais.

 

Eventos

Os Eventos possibilitam aos alunos o envolvimento com projetos, temas e propostas educacionais. Podem acontecer nos horários de aulas (somente com os alunos) ou prever a participação da família, com o objetivo principal de integrá-la aos projetos educacionais.


DSC09934
Aniversários
O aniversário na escola, apesar de ser um dia especial, deve preservar a
dinâmica social do grupo em que o aniversariante está acostumado a conviver.
Por esse motivo a festa será somente para os alunos da escola, e a família
não poderá participar. Os irmãos dos alunos que estudam na mesma unidade,
dependendo da atividade programada para sua classe, podem ser chamados
na hora do “Parabéns”.Orientações específicas para festa na escola – acessem!
Dia da Surpresa
Na Educação Infantil é previsto o “Dia da Surpresa”, e os alunos do BIII estão
convidados à participar na Unidade Baby; nesse dia podem vir sem uniforme e
trazer um objeto para mostrar, brincar e compartilhar com os colegas.
Observar:
a) O objeto deve ser identificado com o nome da criança.
b) Não enviar objetos valiosos, pois a Escola não pode responsabilizar-se pelo
extravio ou quebra.
c) Evitar que a criança traga brinquedos ou qualquer objeto, em qualquer
outro dia.
 DSC06775 Eventos Culturais
Tem como principal objetivo aproximar pais e familiares do cotidiano da
escola, além de ser uma grande oportunidade de os alunos compartilharem
com eles suas descobertas e aprendizagens.
 DSC02329 Eventos Sociais
Tem como objetivo a integração da comunidade escolar e possibilita a
efetivação das relações afetivas, já que a amizade é um dos valores focados
pela escola. Conheça aqui os Eventos previstos na Agenda do ano:

Unidade IV – Baby
Unidade III – Cunha Gago

Formação de Hábitos

Nos momentos iniciais do berçário, é mantida a rotina (alimentar, de sono e higiene) que o bebê traz de casa, para que se sinta seguro no ambiente escolar.

Gradativa e naturalmente, na interação e no contato com outras crianças, criam-se novos hábitos. No grupo do BI a rotina é estabelecida a partir das necessidades de sono e alimentação dos bebês, que são intercaladas com momentos de higiene e estimulação. A partir do BII os horários de alimentação, sono, banho e estimulação passam a ser fixos para que a criança sinta-se confiante diante da rotina e compartilhe esses momentos com os colegas da turma.

A partir desse convívio, a criança é estimulada a executar atitudes cotidianas como: lavar as mãos, escovar os dentes, alimentar-se, entre outras essenciais, para desenvolver confiança e, aos poucos, conquistar autonomia e independência.

 Observação: Os alunos que frequentam a escola em período integral e semi-integral dos grupos BI e BII podem optar pelo banho durante o período que estão na escola. Os alunos do BIII, em função das atividades, não terão mais o momento do banho em sua rotina na escola.

Rotinas de Saúde

É preocupação da escola o bem estar de cada criança, por isso, para a efetivação da matrícula, os pais preencherão uma Ficha de Dados/Saúde, com todas as informações dos alunos. Qualquer modificação desses dados, ao longo do ano, deve ser comunicada à escola.

A escola é orientada por profissionais da área da saúde, que afirmam não ser indicado a criança doente ou debilitada frequentar a escola, pois:

1) Apresenta baixa resistência e poderá adquirir novos vírus ou bactérias, que agravarão ainda mais seu estado de saúde.

2) Se apresentar doença infecto contagiosa, além de ser prejudicial à própria saúde pelas razões descritas acima, também oferecerá risco de contágio para os demais alunos.

Baseados nesta orientação a escola apresenta procedimentos de prevenção à saúde dos alunos:

– Os profissionais do Meu Castelinho estão sempre atentos a toda e qualquer alteração no comportamento, na rotina e estado de saúde, e comunicam aos pais se a criança apresentar algum sintoma na escola.

– No caso de a criança apresentar febre ou qualquer outro sintoma de doença infecto contagiosa na escola, deverá ser retirada o mais rápido possível. Isto é, os alunos não podem freqüentar a escola com febre ou qualquer sintoma de doença infecto contagiosa.

No caso de apresentar apenas febre, a criança deverá ficar em observação, em casa, e poderá retornar à escola após 24h sem febre ou mediante declaração médica, atestando que o sintoma não se refere a qualquer doença infecto contagiosa.

– Frente ao aparecimento de algum sintoma de doença infecto contagiosa, a criança deverá ser levada ao pediatra e poderá retornar às atividades apenas com declaração médica, atestando que o sintoma não se refere a qualquer doença infecto contagiosa.

– No caso de ser confirmado um diagnóstico de doença infecto contagiosa os pais devem:

1) Informar a escola, para que a mesma comunique os outros pais, a fim de que fiquem atentos aos sintomas.

2) Afastar o aluno da freqüência às aulas, até o desaparecimento total dos sintomas. A criança poderá retornar apenas após tratamento, e apresentar declaração médica de que não há mais risco de contágio.

A Escola atende em caso de primeiros socorros. Na ocorrência de acidentes que necessitem de atendimento médico imediato, será simultânea a comunicação com os pais e o encaminhamento ao Pronto Socorro de confiança – indicado pela família na Ficha de Dados/Saúde.

Medicamentos via oral poderão ser ministrados na escola somente com receita médica e orientação pela caderneta. Medicações por outras vias ou inalações deverão ser ministradas em casa. Recomendamos aos pais que procurem um especialista para avaliação de acuidade auditiva e visual de seus filhos até completarem quatro anos. Após a avaliação a Escola deve ser informada caso surjam novos e significativos dados.

Seu Filho ao Vivo

Com o objetivo de aproximar os pais do dia-a-dia de seus filhos, o projeto de Web Cam “Seu Filho ao Vivo” está disponível na unidade de Berçário. Os pais acessam esse serviço através de uma senha segura e exclusiva fornecida pelo Pátio Virtual (empresa responsável pelo monitoramento Via Internet). A senha chegará via email até uma semana após a matrícula; caso isso não ocorra, favor entrar em contato com a secretaria da escola.

Câmeras disponíveis:

Meu Castelinho Baby (Unidade IV)

 

 

Sala principal de Estimulação                                                Playground

Os horários de playground de cada grupo estão disponíveis na área do aluno.

Para ter acesso às câmeras da unidade IV clique aqui (restrito para pais de alunos)