Programa Integral Bilíngue 2018

25/08/2017Fique por DentroUnidade IUnidade IIUnidade III

Conforme diálogo iniciado anteriormente com os pais e a comunidade escolar, gostaríamos de apresentar o Programa Integral Bilíngue, que foi exposto na última reunião de A.P.M

O principal objetivo deste projeto, com previsão de implantação em 2018 nas unidades de Educação Infantil, é oferecer aos alunos matriculados nos períodos integral e semi-integral vivências em inglês durante um período do contraturno escolar.

Acreditamos que aprender outra língua na infância é um excelente estímulo para o desenvolvimento cognitivo: melhora o raciocínio, ativa as conexões cerebrais e a capacidade de concentração e de memorização.

Ao ser estimulada nos primeiros anos de vida, a criança aprende de maneira natural e eficiente, por isso esse programa visa integrar/adaptar o método Learning Fun, atualmente utilizado nas propostas curriculares semanais e Oficina Bilíngue (atividade extracurricular), à proposta curricular dos grupos de Integral, e proporcionar ampliação do contato com a língua por meio de brincadeiras e experiências significativas.

Organizamos abaixo algumas perguntas e respostas abordadas na reunião de A.P.M, que podem auxiliar com alguns esclarecimentos:

– O contato com inglês muito cedo não confunde a criança que está aprendendo a falar?

O cérebro da criança tem a capacidade de acomodar dois ou mais idiomas sem prejudicar um para aprender o outro. Durante o processo de aprendizado, uma criança pode misturar os dois idiomas em uma mesma frase, situação que acaba com o tempo. Isso é parte natural do aprendizado e acontece não porque ela está confundindo e sim porque está aprendendo da maneira correta: internalizando a língua e produzindo naturalmente.

– O Meu Castelinho está se transformando em uma escola bilíngue?

Não, embora acreditemos que o contato com o inglês desde cedo é muito importante para o desenvolvimento das crianças, não podemos correr o risco de perder a identidade da escola e a essência da proposta educacional e pedagógica, desenvolvida com as crianças durante meio período, no qual participam das vivências pedagógicas e dos projetos. O Meu Castelinho é uma escola sócio construtivista, que concebe a criança como ativa, participante e protagonista durante o processo de aprendizagem, o que só é possível na medida em que ela pode expressar-se em sua língua materna, e contribuir com a construção dos conhecimentos, atitudes e valores do grupo. Portanto o currículo oficial de escola – desenvolvido no horário das atividades pedagógicas – permanecerá em português, e o Programa Integral Bilíngue é uma proposta para o currículo estendido, ou seja, para as crianças que frequentam a escola por mais de quatro horas diárias, em período integral ou semi-integral.

 – Quanto tempo de propostas de imersão em inglês as crianças dos grupos do integral e semi-integral terão?

O programa de Integral Bilíngue iniciará em 2018 com propostas de vivências e experiências em inglês durante uma hora por dia. Os grupos de Amarelo e, provavelmente Azul, terão um tempo reduzido neste primeiro ano de implantação, com aproximadamente trinta a quarenta minutos diários.

– Qual será o valor do investimento repassado aos pais dos alunos de integral e semi-integral nas mensalidades de 2018?

O valor repassado nas mensalidades de período integral e semi-integral para 2018 será de aproximadamente R$190,00 (não incluso o repasse do índice de inflação, aplicado nas mensalidades de um ano para o outro).

– O Inglês continuará a fazer parte da grade curricular nos grupos de meio período?

Sim, as atividades de inglês permanecem na grade curricular da proposta pedagógica para meio período.

Convidamos vocês a assistirem a apresentação sobre o Programa de Integral Bilíngue anexa e nos colocamos à disposição para esclarecer possíveis dúvidas.

Gostaríamos de ouvir os pais que têm intenção de efetivar a matrícula para 2018 em período integral ou semi-integral, por meio da enquete.

                                     

                                     

 

 

Agradecemos, desde já, a colaboração de todos!

A Direção