Informações gerais

Atendimento ao público: a recepção e a secretaria da escola funcionam de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h, com interrupções durante feriados e recessos, conforme calendário escolar.

Períodos

BERÇÁRIO
Meio Período: 4 horas

Manhã: 8h às 12h

Tarde: 13h30 às 17h30

Período Semi-Integral: 5 a 7 horas

Opção 1: Das 10h30 às 17h30

Opção 2: Das 8h às 15h

Período Integral: 8 a 10 horas

Das 8h às 17h30

Obs: Os grupos de BI e BII podem ter flexibilidade para definir horários para entrada e saída, diferentes, das faixas de horários estipuladas acima. Neste caso, devem informar-se sobre as possibilidades de adaptação de horários na Secretaria.

 

O Período Integral pode ser ampliado das 7h às 19h, com atividades recreativas, de acordo com a necessidade dos pais.

Importante: É muito importante que, depois de definido, o horário seja cumprido para a organização da rotina de cada criança. Qualquer alteração, eventual ou definitiva, deve ser comunicada à escola previamente.

 

ED.INFANTIL
Meio Período:

Manhã: Das 8h às 12h

Tarde: Das 13h30 às 17h30

Período Semi-Integral

Manhã: Das 8h às 15h30

Com atividades pedagógicas pela manhã e recreativas à tarde

Tarde: Das 10h às 17h30

Com atividades recreativas pela manhã e pedagógicas à tarde

Período Integral

Das 8h às 17h30

O Período Integral pode ser ampliado das 7h às 19h, com atividades recreativas, de acordo com a necessidade dos pais.

Importante: por razões pedagógicas e disciplinares, pedimos aos pais que cumpram os horários estipulados.

INFORMAÇÕES

Estabelecer canais de comunicação entre pais e escola é importante para a efetivação da parceria educacional, por isso a competência pedagógica alia-se à tecnologia para aproximar os pais do cotidiano e da vida escolar das crianças. Fundamentados em princípios de sustentabilidade, e com o objetivo de facilitar a comunicação, a escola disponibiliza o Aplicativo do Meu Castelinho, por meio do qual os pais têm acesso a:

Comunicados: atividades, eventos, palestras, cursos, estudos do meio, entre outros, em que podem interagir, por meio de enquetes ou “curtir” o que recebem;

Agenda de Recados: comunicação efetiva com todos os setores a escola, como Secretaria, Professores, Coordenação, Direção, entre outros.

Calendário: com as datas dos eventos e acontecimentos escolares, que podem ser sincronizadas com o celular. As famílias recebem lembretes sobre eventos, feriados e emendas, aulas especiais, estudos do meio e reuniões, respondem a enquetes de participação e acessam ao conteúdo enviado, ao clicar na data prevista do calendário.

Documentação Pedagógica: acompanhamento do percurso educacional de cada grupo, por meio de imagens e vídeos das atividades e propostas pedagógicas;

Rotina: informações sobre aceitação de alimentação, sono e higiene, além de ocorrências diárias.

Grupos de Conversas: acesso aos pais dos colegas do grupo, para estreitar as relações entre as famílias.

Autorização de saída: dos filhos, com pessoas cadastradas.

Telefone: é utilizado em casos de avisos urgentes.

Email: algumas comunicações esporádicas ou envio de documentos podem acontecer por e-mail, se houver necessidade.

Redes Sociais: divulgação de projetos, propostas e textos que possam interessar a comunidade escolar.

Blog: parceiros e consultores da área da educação, psicologia e saúde são convidados a participar e contribuir com textos sobre temas pertinentes a infância e educação. É um espaço de explicitação dos valores, princípios e filosofia, que norteiam as ações pedagógicas.

Material Inicial

Os materiais de uso pessoal e higiene são solicitados uma vez ao ano, e se houver necessidade, os pais são informados para substituir ou complementar os itens no decorrer do ano letivo.

Verifique a lista de material de uso pessoal para cada grupo ( LISTA DE MATERIAL ESCOLAR DOS GRUPOS)

Material de uso comum

Todos os materiais de uso comum, que as crianças utilizam no decorrer do semestre para a realização de atividades (papéis, tintas, cola, lápis, massas de modelar, etc.) são comprados pela escola e o valor está incluído na anuidade/ mensalidades.

A escola adota o uso de uniforme, que deve ser usado de 2ª à 5ª feira pelas crianças do BIII e da Ed. Infantil. As peças padronizadas devem ser adquiridas exclusivamente na loja Cara de Cuíca: Rua Diogo de Faria, 352 / Fone: 5539-4521 – Site

Por questão de organização e identificação das crianças com o ambiente escolar é imprescindível que as peças usadas por elas sejam padronizadas do uniforme.

Se os pais acharem que os agasalhos de inverno do uniforme não são suficientes em dias de muito frio, os alunos podem vestir casacos ou japonas (nas cores azul marinho ou branca sem desenhos ou detalhes) por cima do agasalho do uniforme. Essas peças, se necessárias, não substituem o agasalho da escola, apenas complementam.

As meninas também podem usar meia-calça por baixo do short-saia (nas cores branca ou azul marinho)

Em função das atividades, é necessário que os alunos estejam sempre com calçados firmes, como tênis ou sandálias sem salto e com tira prendendo o calcanhar.

Observação: Não é aconselhável o uso de calçados plásticos tipo Crocs, pois não oferecem firmeza para os pés durante as atividades escolares.)

 

Todos os pertences devem estar devidamente identificados. Tudo o que for encontrado sem identificação, ficará guardado no setor de Achados e Perdidos por tempo determinado.

Os cardápios são elaborados por nutricionistas de forma balanceada e incentivam o consumo de frutas, legumes e verduras, com a finalidade de estimular bons hábitos alimentares.

A Nutrico, empresa especializada em nutrição infantil, é responsável por todas as etapas que envolvem a alimentação: desde a compra de matérias primas de qualidade até o preparo das refeições, com mão de obra qualificada e supervisão constante de nutricionistas.

Confira os cardápios de lanches, almoço e jantar servidos para as crianças. (links para cardápios)

As refeições principais, almoço e jantar, serão sempre do cardápio da escola. Os lanches e as papinhas de bebês são opcionais e os pais podem enviar de casa em lancheira térmica.

 

Orientação sobre o lanche trazido de casa:

1) Devem ser enviados em lancheira térmica acompanhado de guardanapo de papel.

2) Alunos de período integral devem enviar o lanche da manhã separado do lanche da tarde – dentro da lancheira; e que os alimentos perecíveis do lanche da tarde venham identificados com o nome e grupo, pois serão colocados em geladeira.

3) Procure enviar um lanche saudável. Salgadinhos e chocolates são desaconselháveis e refrigerantes, balas, pirulitos ou chicletes não são permitidos.

4) Nunca envie frascos de vidro

 

É preocupação da escola o bem estar de cada criança, por isso, para a efetivação da matrícula, os pais preenchem uma Ficha de Dados/Saúde, com todas as informações sobre os alunos, que devem ser atualizadas sempre que há alteração.

O cuidado e o atendimento, nessa faixa etária, são individualizados e especiais. Os profissionais do Meu Castelinho estão sempre atentos a toda e qualquer alteração de comportamento, rotina e estado de saúde, e comunicam aos pais, se o aluno apresentar febre ou algum sintoma de doença infectocontagiosa na escola; neste caso a criança não pode continuar na escola e deve ficar em observação e(ou) passar em avaliação pediátrica.

A Escola atende em caso de primeiros socorros e a equipe recebe uma formação para atuar em caso de emergência. Na ocorrência de acidentes que necessitem de atendimento médico imediato, será simultânea a comunicação com os pais e o encaminhamento ao Pronto Socorro de confiança – indicado pela família na Ficha de Dados/Saúde.

Recomendamos aos pais que procurem um especialista para avaliação de acuidade auditiva e visual de seus filhos até completarem quatro anos. Após a avaliação a escola deve ser informada caso surjam novos e significativos dados.

A escola é orientada por profissionais da área da saúde, que contraindicam a frequência de criança doente ou debilitada, pois: – Apresenta baixa resistência: e pode adquirir novos vírus ou bactérias, que agravem ainda mais seu estado de saúde. – Oferece risco de contágio aos demais alunos: se apresentar doença infectocontagiosa, além de ser prejudicial à própria saúde pelas mesmas razões acima. Baseada nessa orientação, a escola apresenta procedimentos de prevenção à saúde das crianças, que são: – Informação imediata aos pais: a escola informe imediatamente aos responsáveis se o aluno apresentar algum sintoma. –  Afastamento da frequência e observação: os pais são orientados que caso a criança tenha febre ou qualquer alteração no estado de saúde em casa, assim como na escola,  deverá ficar em observação em casa e passar por avaliação médica. – Diagnóstico não confirmado: após passar por consulta pediátrica diagnóstica, pode retornar às atividades com declaração médica*. – Diagnóstico confirmado – de doença infectocontagiosa, a família deve informar a escola, o mais rápido possível, para que outros pais sejam comunicados e fiquem atentos aos sintomas. Nesse caso, o aluno deve permanecer afastado das atividades, até o final do tratamento (desaparecimento total de sintomas) e apresentar declaração médica* *Declaração Médica: deve atestar que a criança não apresenta doença infectocontagiosa, ou que o sintoma não se refere à qualquer doença infectocontagiosa (nesse caso o atestado deve conter o CID); em caso de diagnóstico de doença infectocontagiosa, no retorno após tratamento, deve ser apresentada declaração que especifica o período de tratamento e afastamento. Dúvidas frequentes  Em que casos ou condições a escola medica? Se extremamente necessários, medicamentos via oral, inclusive para febre (até a chegada do responsável), poderão ser ministrados na escola somente com receita médica. Medicações por outras vias ou inalações deverão ser ministradas em casa. A escola medica sem receita médica? A escola não pode medicar o aluno para febre ou dor sem orientação médica. Como os medicamentos devem ser enviados? Todo e qualquer medicamento deverá ser entregue nas mãos das professoras ou recepcionistas (identificados com nome do aluno, grupo, dosagem e horários); por questão de segurança não poderão permanecer nas malas.)
Acreditamos que o aniversário é um evento muito significativo para as crianças, por isso a escola abre espaço para que possam comemorar na escola às 6ªa feiras, no horário do lanche, apenas para as crianças do grupo. A festa de aniversário na escola é um momento de celebração desta data especial junto aos colegas, e mais uma oportunidade de vivenciarem o valor da amizade.

Orientações sobre festa de aniversário

Como agendar?

Os pais devem entrar em contato com a secretaria com, no mínimo, duas semanas de antecedência para agendar o dia da festa. No entanto, como não há como garantir a data desejada, sugerimos que reservem a data com muita antecedência.

Posso convidar mais de um grupo?

O aluno pode convidar até duas classes para comemorar o aniversário. O aniversário na escola, apesar de ser um dia especial, deve preservar a dinâmica social do grupo com o qual o aniversariante está acostumado a conviver. Por esse motivo a festa será somente para os alunos da escola, e a família não pode participar.

Irmãos podem participar da festa?

Os irmãos dos alunos que estudam na mesma unidade, a depender da atividade programada para sua classe, podem ser chamados na hora dos “Parabéns” – nesse caso os pais devem enviar um recado pela agenda do App para a professora do (da) irmão (irmã)no dia da festa.

Preciso enviar o convite?

Não, a escola envia um convite virtual pelo app e agenda a festa no calendário dos colegas. Se os pais desejarem enviar um convite personalizado, devem anexar na agenda da Secretaria com dez dias de antecedência e confeccionar com as seguintes informações (nome e grupo do aniversariante/ idade/ data e hora – do lanche)

Os convidados costumam enviar presentes e o aniversariante lembrancinhas?

Apesar da festa ser um momento de comemoração, apoiando-se nos valores e princípios educacionais da escola, a convivência e a homenagem são mais importantes do que o ganho material, portanto os pais podem sentir-se à vontade de enviar ou não presentes para os aniversariantes e lembranças para os convidados.

Quem organiza a festa na escola?

A equipe adapta a rotina escolar para cuidar desta organização ao: arrumar o ambiente da festa, montar a mesa, aquecer e servir alimentos, tirar fotografias, distribuir presentes e/ou lembrancinhas. A mesa será montada pela equipe de educadores e de apoio, e não será permitida a presença de pessoas estranhas à escola para decorar ou fotografar a festa.

 

O que devemos providenciar/enviar para a festa?

A comemoração deve ser simples, com enfeites prontos e práticos, bexigas cheias, chapeuzinhos montados.

Os pais podem enviar máquina fotográfica ou filmadora para que a hora do “Parabéns” seja registrada pela educadora responsável pelo grupo.

 

Quais os procedimentos se a festa for fora da escola, após o horário da saída?

Se os pais organizarem festas de aniversários após o horário da aula e levarem os colegas da turma, devem enviar o convite (em imagem) com explicação sobre o evento. A secretaria enviará autorização para a saída dos alunos e fará o controle de saída nesse dia. Nesse caso, informamos que não há tempo para trocar os alunos que forem convidados durante o horário de aula.

Após a data da festa a escola não é possível encaminhar lembranças ou cartões de agradecimentos. A escola não agenda aniversários na véspera ou em dia de eventos, pois ambos interferem na dinâmica escolar. Sugerimos, que mesmo que a festa seja fora da escola, todas as crianças sejam incluídas, para evitarmos constrangimentos que possam interferir nas relações interpessoais da escola.
As 6ªs feiras acontecem o Dia da Surpresa. É um dia especial, em que os alunos podem trazer um brinquedo ou objeto para mostrar e (ou) compartilhar com os colegas do grupo. Representa uma grande oportunidade de vivenciar alguns dos valores da escola, como amizade, e desenvolver a capacidade de: compartilhar, confiar, cuidar e se responsabilizar pelos próprios pertences e dos colegas. Como as crianças pequenas estão aprendendo a conservar seus pertences e estão na fase de testar limites, orientamos o envio de objetos não valiosos. Nesse dia os alunos podem vir sem uniforme e geralmente acontecem os eventos internos, aniversários dos alunos e outras atividades especiais.