Proposta Educacional

Vivência de Valores
Os alunos da Escola Meu Castelinho e do Colégio Monte Castelo vivenciam valores humanos, no dia a dia, por meio de atividades pedagógicas e de convivência, para gradativamente formarem princípios, na medida em que crescem e amadurecem.
Os valores da escola, cultivados diariamente, são a base das ações educacionais que visam a: tolerância à diversidade; respeito à individualidade e ao meio ambiente; amor, amizade, união, solidariedade, cooperação; verdade, sinceridade, honestidade, responsabilidade, ética, justiça; persistência, otimismo e valorização do “ser”.
Educação para o Pensar
Por meio de vivências e experiências educativas, os alunos são instigados a experimentar, pesquisar, levantar hipóteses e formular perguntas e respostas. Nesse processo, aprendem a pensar sobre o que está à volta, buscam informações em diferentes fontes e constroem os conhecimentos de maneira significativa.
Na convivência com os colegas também são estimulados a refletir sobre causas e consequências das próprias atitudes para ele, para os outros e para o mundo. Dessa forma desenvolvem autonomia, para futuramente fazerem escolhas de forma consciente.
Processo de Aprendizagem
A equipe do Colégio, formada por educadores competentes, reavalia constantemente a proposta pedagógica, por meio de estudo e reflexão sobre as recentes contribuições nas áreas de: Pedagogia, Psicologia e Sociologia.
O trabalho qualificado e experiente proporcionou a construção de metodologia que considera o aluno desde os estágios de desenvolvimento às características, possibilidades e habilidades pessoais.
O respeito à individualidade forma a base do trabalho pedagógico que se inicia sempre a partir dos conhecimentos prévios e na interação com o ambiente. Esses momentos são cuidadosamente planejados pelos Educadores, que partem das hipóteses formuladas pelos alunos e ampliam o universo cultural na mediação ensino-aprendizagem.
As vivências e as experiências pedagógicas instigam os alunos a buscar informações, pensar sobre os fatos e construir conhecimentos, que são orientados, organizados e sistematizados com o auxílio dos educadores.
Os diversos temas abordados visam a despertar o interesse de cada faixa etária e são considerados ricos recursos para os alunos desenvolverem capacidades em todas as áreas do conhecimento.
O estímulo à curiosidade e os desafios também integram esse processo e motivam os educandos a superar obstáculos e a atingir objetivos.
Além das atividades especialmente elaboradas, o cotidiano escolar oferece diversas oportunidades para o aprendizado de conceitos, procedimentos e atitudes, resultantes da interação com pessoas, ambiente e conhecimentos.
Projetos

A Proposta, fundamenta-se em Projetos, cujos temas partem das necessidades e/ou desejos das turmas, e o professor assume o papel de mediador, isto é, viabiliza e organiza as etapas de trabalho.
Essa estratégia possibilita ao aluno: observar, refletir, pesquisar, interpretar, levantar hipóteses, confrontar ideias, analisar informações, dentre outras capacidades essenciais para toda a vida.