Unidade lll – Projetos 2017

A Importância do Trabalho com Projetos

Para o Meu Castelinho cada grupo de crianças é único e especial, pois a individualidade dos integrantes contribui para formar a característica da turma. As necessidades, desejos e particularidades são respeitadas e, acima de tudo, valorizadas pelos educadores, que observam essas singularidades e refletem sobre possibilidades de temas pertinentes e interessantes para as crianças.

Para que os alunos sintam-se integrantes do grupo, percebam a importância do seu papel no coletivo e possam estabelecer relações entre o conhecimento construído na escola e a própria realidade, a Proposta Educacional da escola fundamenta-se em Projetos. A partir dos temas de interesse, todos têm a oportunidade de trocar informações e são incentivados a observar, refletir, pesquisar, interpretar, levantar hipóteses, confrontar ideias, analisar informações, dentre outras capacidades essenciais para a vida.

Como surgem os temas?

Nos primeiros meses de cada semestre, os grupos vivenciam variadas atividades em todos os ambientes da escola. Em meio a Rodas de Conversa e histórias, músicas, poesias, observação de imagens, brincadeiras e atividades ao ar livre, os educadores – sempre atentos – percebem necessidades ou interesses comuns e, assim, surgem os temas dos Projetos.

Com questionamentos e trocas de ideias, a turma decide o que quer saber e a busca por esse conhecimento se inicia.

Quais recursos e estratégias serão utilizadas?

Os Projetos abordam todas as áreas do conhecimento, mas claro que, dependendo do tema, algumas são mais exploradas.
As estratégias e os recursos pedagógicos utilizados são variados: as crianças pesquisam, são estimuladas a falar a respeito do assunto e a registrar por meio da escrita, imagens, fotos, dentre outros recursos – o que desperta o interesse pela descoberta e torna o aprendizado mais significativo. No decorrer do processo algumas etapas são pré-estabelecidas, em função do interesse já demonstrado pelos alunos, outras são decididas no momento em que surgem. Dessa maneira a turma ajuda a elaborar as próximas etapas, e constroem juntos o conhecimento.

Essa capacidade de buscar informações e sentir-se parte importante da construção do conhecimento é o nosso maior objetivo com os Projetos.

Onde e como são divulgados?

Os temas iniciais deste semestre serão divulgados aqui no site e notícias serão dadas ao longo do semestre.

Como a comunidade escolar pode contribuir?

Qualquer pessoa da comunidade escolar pode contribuir com os Projetos grupais enviando materiais (fotos, reportagens, objetos, livros, DVDs, CDs) que possam auxiliar na construção do conhecimento dos alunos. E se alguém tiver algo para contar ou ensinar, pode contribuir pessoalmente. Neste caso, entre em contato conosco para combinarmos.

Acreditamos na parceria entre os pais e a escola na construção do conhecimento dos alunos! Participem!

Equipe Meu Castelinho

Confiram os projetos dos grupos!