Adaptação ao Meu Castelinho

O momento ideal para a criança ingressar na escola é visível: as avós comentam, os vizinhos questionam, e, principalmente, os pais percebem que só a companhia dos adultos já não satisfaz todas as necessidades de descobertas, do contato com outras crianças, de exigência de mais espaço e de brincadeiras novas. É quando o “muro de casa” torna-se um limite evidente.

O início da vida escolar é um acontecimento significativo para toda a família, é o momento em que se abrem as portas para um novo universo social e cultural. É uma fase que envolve muitos sentimentos, e que terá dois grandes desafios pela frente: o ambiente desconhecido e a separação dos pais. É o momento de “aprender a voar” e a família pode e deve ajudar as crianças nessa fase de vida tão importante.

A preparação para o ingresso o início no Meu Castelinho representa uma grande novidade, por isso é importante tentar evitar que coincida com alguma mudança significativa na vida da criança, como separação de pais, nascimento de um novo irmão, mudança de casa, dentre outras.

O sentimento dos pais que levam seu filho à escola pela primeira vez é similar àquele vivido pela criança, portanto, a facilidade da “separação” dependerá muito da atitude emocional dos pais. São diversos sentimentos maternos e paternos envolvidos, desde a culpa por não estar em tempo integral com os filhos, até a preocupação com os desafios que eles encontrarão.

Nesse processo, convidamos os pais a refletir sobre suas emoções, principalmente no sentido de perceberem que, nos dias de hoje, o mais importante é a qualidade do tempo na convivência com os filhos e que eles, cada vez mais cedo, demonstram a necessidade de estímulos para o desenvolvimento de suas habilidades e capacidades.

A escolha consciente da escola, a identificação com sua proposta, os valores e os princípios são fundamentais para que os pais transmitam aos seus filhos, antes de tudo, que confiam no Meu Castelinho, têm certeza de que é uma escolha necessária para o momento na sua “história de vida”.

Na conversa com a criança, a escola deve ser sempre associada ao convívio com novos amigos, a participação em brincadeiras e momentos divertidos. Uma sugestão é mostrar algumas imagens dos espaços e das propostas, que podem ser encontradas no site e na página da escola e nas redes sociais.

Os primeiros dias um novo espaço, atividades diferentes e propostas lúdicas atraem os pequenos e possibilitam o primeiro contato com a escola. Cada criança reagirá de uma maneira diferente nessa fase e será acolhida de modo que se sinta segura e construa elos afetivos com o ambiente e as pessoas.

No primeiro momento, é comum que elas prefiram explorar livremente tudo o que está a sua volta, para familiarizar-se com os materiais e acostumar-se com o novo ambiente. Respeitando o ritmo e as características individuais de cada criança, por meio de diversas atividades de socialização, gradativamente elas são integradas ao grupo.

Nesse processo, dia após dia, conhecem as propostas e descobrem os espaços; aqueles que chegam pela 1ª vez em uma escola aprendem também a conviver, compartilhar e emprestar, o que muitas vezes não é fácil para os pequenos.

Portanto, cada criança reagirá ao processo de sociabilização de forma singular, e nossos educadores estarão atentos para acolhê-las, ajudá-las a superar esse desafio e orientar as famílias.

A separação dos pais É natural que as crianças encantem-se com a escola e com tudo o que ela oferece. Afinal, elas acabaram de encontrar um espaço que é especialmente voltado para atender às suas necessidades e expectativas: materiais e objetos interessantes, brincadeiras divertidas, colegas com vontades parecidas com as delas.

Juntamente com o encantamento, a percepção de que os pais não fazem parte do cotidiano desse novo universo acontecerá, mais cedo ou mais tarde, e conforme citado anteriormente, os sentimentos e atitudes da família poderão contribuir para o sucesso ou fracasso desse processo.
Nos primeiros dias, haverá um horário especial para a entrada e saída e a presença de uma pessoa do convívio direto da criança é fundamental para oferecer-lhe segurança e para que ela possa, no seu tempo, estabelecer vínculos afetivos e de confiança com as pessoas da escola.

Haverá um espaço reservado para os pais ou acompanhantes, onde os alunos terão acesso sempre que sentirem necessidade; desse modo eles terão oportunidade de acostumar-se com o ambiente da escola sem a interferência direta dos pais, ao mesmo tempo em que podem procurá-los quando quiserem.

As atividades serão conduzidas pelas educadoras da escola, que orientarão os pais em relação às condutas adequadas para cada criança. Quando os alunos estabelecerem vínculos afetivos com o ambiente e com as pessoas, já poderão permanecer na escola sem acompanhante, embora ainda frequentem uma carga horária reduzida.

O momento da despedida será conduzido pelas educadoras, a partir das reações de cada criança no contato com as pessoas e ambientes da escola.

Para que as famílias possam organizar a rotina e acompanhar a criança nos primeiros dias, a escola Meu Castelinho elabora horários especiais para as primeiras semanas, no entanto é importante lembrar que são apenas uma referência, pois o tempo e o ritmo do processo de adaptação dependerão, única e exclusivamente, das possibilidades emocionais e sociais de cada criança.

Dicas aos acompanhantes

  • O cumprimento dos horários para entrada e saída nos primeiros dias é essencial, porque pessoas especializadas estarão esperando por vocês, para uma atenção bastante individualizada, o que facilitará a ligação afetiva criança-escola; a ampliação gradativa do horário tem como objetivo ajudá-la a acostumar-se de forma gradual a mudança de rotina. Se os pais não puderem cumpri-los, solicitamos que entrem em contato com a Coordenação.
  • A sua presença oferecerá tranquilidade nos primeiros dias, mas é fundamental que a criança perceba que haverá um espaço diferenciado para você. Leve um livro, uma revista ou algo para fazer. É importante que a criança perceba que, embora você esteja lá, estará entretido em uma outra atividade.
  • Deixe a cargo da educadora o momento da criança entrar no grupo – no início, é mais importante que ela acostume-se com o novo ambiente e que explore todos os espaços oferecidos. Aos poucos, e por si só, sentirá a necessidade de unir-se e integrar-se ao grupo.
  • Existem crianças que, apesar do incentivo da equipe de educadoras, podem não se sentir à vontade para “afastar-se” dos pais ou acompanhantes nos primeiros momentos. Nesse caso, sugira que ele aceite o convite das educadoras, mas evite acompanhá-lo na atividade. Dependendo do caso, as propostas serão levadas até a criança para que ela não precise, por enquanto, “soltar-se” de quem a acompanha. Dessa forma ela criará a noção de que você está à disposição para acolhê-la e incentivá-la, mas não faz parte da rotina escolar.
  • A criança reagirá à despedida dos pais e acompanhantes de acordo com a sua personalidade e história de vida, por isso é muito importante demonstrar segurança nesse momento, inclusive quando ela mostrar-se resistente para entrar.
  • Procure não faltar, porque a frequência diária da criança na escola contribuirá para que ela perceba que seus pais voltarão, construa novos vínculos e sinta-se segura.
  • Então passará a sentir-se parte integrante do grupo e da escola, descobrirá o seu próprio espaço e a sua independência, preparando-se para conviver em sociedade.

O período de adaptação à escola exige um trabalho conjunto dos pais e educadores e, quando ambas as partes sentem-se seguras em suas ações, ocorre o crescimento e desenvolvimento sadio da criança.
A equipe de educadores da escola estará à disposição para esclarecer dúvidas, compartilhar percepções e orientar vocês nos primeiros dias dessa nova etapa da vida deles.

Andrea Caram de Oliveira
Orientadora Educacional

Escola Meu Castelinho

Escola Meu Castelinho

Itaim Bibi | Pinheiros • São Paulo • SP