Como incentivar o respeito ao meio ambiente?

Além de acompanhar as pesquisas sobre o desmatamento das florestas do nosso país e exigir dos representantes que elegemos rígidas ações de fiscalização, os adultos têm também um papel essencial: preparar nossas crianças para cuidar do meio ambiente.

Mas como podemos fazer isso na prática?

Primeiramente precisamos pensar que o respeito e a preservação ao meio ambiente são valores, que podem ser vivenciados desde cedo, quando as crianças têm oportunidades de conviver com o meio natural. Na medida em que interagem com plantas e animais, elas podem estabelecer uma conexão emocional, que poderá contribuir com o desenvolvimento gradativo de competências sócio emocionais, como a empatia e o respeito à diversidade. Então é preciso vivenciar experiências concretas, para que as crianças extraiam significados das relações que estabelecem com os outros seres vivos existentes em nosso planeta.

Mas como incentivar a vivência de valores, como o respeito e a preservação do meio ambiente em isolamento social?

Este é um grande desafio, afinal como podemos estar em contato com a natureza, dentro de um apartamento por exemplo? 

Se há animais e plantas na casa, esse convívio será muito benéfico para as crianças, mas e se a criança não tem animal de estimação?

Esta é uma grande oportunidade de exercitarmos a criatividade e colocarmos em prática algumas ideias simples, como por exemplo:

  • Plantar feijão e outras sementes: cuidar e observar o crescimento de uma planta é essencial para despertar nas crianças a iniciativa, a atenção e as noções de tempo e crescimento, além do respeito à natureza. Incentive-a a regar, a colocar no sol e ajude a criança a conhecer os cuidados necessários.
  • Assistir a Documentários sobre natureza: Pesquise em  sites especializados como Natgeo por exemplo, procure escolher temas que venham ao encontro dos interesses da criança e assista antes. Combine uma sessão cinema com pipocas e converse sobre o que estão vendo. Faça perguntas que possibilitem estabelecer relações entre o que ela vê e a vida dela.
  • Observar o céu e as paisagens: momentos de observações de elementos naturais são importantes para o desenvolvimento das crianças, porque oportunizam a percepção sobre os diferentes fenômenos naturais e suas relações com os elementos que conseguem observar como: a quantidade e formatos das nuvens, a cor do céu, os sons da natureza. E que tal propor que elas observem o céu ou a paisagem da janela e façam um desenho?
  •  Contato com animais: para quem não tem animal em casa, e como não podemos sair neste momento de isolamento social, que tal convidar pessoas amigas que têm bichinhos de estimação para fazer um teleconferência com seu filho ou filha? Assim elas poderão observar e interagir, o que também poderá ser bastante interessante para elas.
  • Separar o lixo: inclua a criança nesses momentos, ajude-a a perceber os diferentes tipos de resíduos que existem e como podemos destiná-los. Separe alguns deles que podem ser reutilizados em propostas com materiais não estruturados ou artísticas. Que tal um dia fazer uma Oficina de criatividade com sucatas?

Quando se trata de aprendizagem de crianças pequenas, é claro que os adultos são modelos, portanto a forma com que lidamos com o meio ao nosso redor, influenciará diretamente nos valores que as crianças poderão absorver ao longo da vida!

 

Escola Meu Castelinho

Escola Meu Castelinho

Itaim Bibi | Pinheiros • São Paulo • SP