O desenvolvimento do interesse e hábito pela leitura

Ouvir histórias é muito importante para o desenvolvimento da inteligência dos bebês e das crianças, porque envolve uma função superior do cérebro e estimula conexões neurológicas.

“O desenvolvimento do interesse e hábito da leitura se faz num processo constante que se inicia com a família, reforça-se na escola e continua ao longo da vida…” (Cagneti).

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os pais leiam para seus filhos desde o nascimento. Ler histórias para os bebês é fonte de diversão, alegria e proporciona o fortalecimento de vínculos afetivos, a aquisição de cultura, conhecimentos e valores. Quando ouvem enredos apropriados para a faixa etária as crianças desenvolvem a linguagem, a noção de sequência lógica (ou seja, que o enredo tem começo, meio e fim) e ampliam o vocabulário. Também é importante propiciar o contato com livros de diferentes temas e autores, para que elas manuseiem e exercitem a motricidade ao virar as páginas, a percepção visual ao observar as imagens e aprendam noções de cuidados. Além disso, quando elas podem observar as páginas do livro, enquanto ouvem a história, têm oportunidade de associar o som à escrita das palavras, perceber que se lê da esquerda para a direita, e descobrem que as palavras são separadas por espaços.

Queremos incentivar que as crianças continuem ouvindo histórias, enquanto estão afastadas da escola, por isso gostaríamos de compartilhar algumas dicas de como vocês podem incentivar a leitura em casa com os livros disponíveis:

– Separe um espaço na casa em que a criança possa acessar com facilidade e disponibilize todos os livros infantis (uma estratégia é variar os livros de tempos em tempos). Uma dica para o período do isolamento social, é baixar livros da Internet e colocamos ao final desta publicação um link com algumas dicas.

– Converse sobre os cuidados e faça combinados sobre a organização dos livros, após o manuseio e a leitura. Para as maiores, é possível propor que elaborem critérios de organização, classificando por cores das capas, ou seriando do menor para o maior, etc…

– Deixe que ela explore livremente e organize “momentos de leitura” na rotina de casa – leitura para a criança e leitura em família.

– Para estimular o desenvolvimento da fala e da linguagem, depois que a criança já conhecer a história, inverta os papéis e peça que ela conte a história para você, para os irmãos, para a vovó e outros parentes por vídeo conferência. Valorize esses momentos em que ela vai “ler” para os outros, mesmo que de forma não convencional ( por meio da leitura das imagens, memorização e interpretação da sequência do enredo).

– Depois de cada leitura, proponha que ela amplie a vivência para outras atividades, como por exemplo fazer um desenho, um teatro ou organizar uma brincadeira com a temática, a depender da idade da criança.

– Leia, independente de ser para a criança, e lembre-se que os adultos são modelos para elas.

Dicas de Livros para bebês 

– Quero colo. Stela Barbieri e Fernando Vilela
– Pedro vira porco espinho. Janaína Tokitaka
– Vai embora grande monstro verde. Ed Emberley
– Aqui estamos nós. Oliver Jeffers
– Macaco Danado. Júlia Donaldson e Alex Scheffler
– O sapo bocarrão. Keith Faulkner
– Uma largarta muito comilona. Eric Carle
– Bebês brasileirinhos. Laura Beatriz
– Ou isto ou aquilo. Cecília Meireles

Comece hoje mesmo! Acesse livros infantis gratuitos

http://www.euleioparaumacrianca.com.br

https://www.amazon.com.br/Infantil-Gr%C3%A1tis-eBooks-Kindle/s?rh=n%3A5559842011%2Cp_36%3A5560478011

Gostou das nossas dicas? Deixe aqui sua opinião.

Escola Meu Castelinho

Escola Meu Castelinho

Itaim Bibi | Pinheiros • São Paulo • SP