Materiais não-estruturados: brincar, criar, planejar e imaginar

 “A imaginação, como base de toda a atividade criadora, se manifesta por igual em todos os aspectos da vida cultural, possibilitando a criação artística, científica e técnica. Neste sentido, absolutamente tudo o que nos rodeia e que foi criado pela mão do homem, todo o mundo da cultura, em diferenciação ao mundo da natureza, tudo é produto da imaginação e da criação humana, baseados na imaginação”    Vygotsky 

Faz parte da rotina das crianças no Meu Castelinho a oportunidade de explorar e aprender com recursos simples e que aguçam a criatividade.

O contato com diferentes materiais não estruturados, como caixas, canos, cones, carretéis, tampas, pedras, gravetos, potes, dentre muitos outros, ampliam as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem, especialmente se forem oferecidos às crianças de modo intencional e relacional.

Os materiais não estruturados instigam a curiosidade, enriquecem as vivências perceptivas e revelam aos nossos “pequenos exploradores” novas texturas, cores, formatos, pesos, volumes e temperaturas, que os brinquedos convencionais não são capazes de proporcionar.

Esse percurso investigativo convida as crianças a criar, inventar, pesquisar e refletir sobre os objetos e as possibilidades de ação sobre eles. 

Por meio do contato com esses materiais, elas planejam, imaginam e transformam o mundo que as rodeia naquilo que elas desejam, por meio da imaginação. 

Além disso, desenvolvem o raciocínio lógico ao explorarem as propriedades dos itens, ao observarem, descreverem e registrarem mudanças em diferentes materiais, resultantes de suas ações.

O trabalho com materiais não estruturados também favorece a vivência de valores importantes para a formação das crianças, como a sustentabilidade e a união, pois elas percebem que podem, junto da comunidade, reutilizar materiais para suas construções e invenções.

Contamos com a comunidade Meu Castelinho para nos ajudar a arrecadar recursos que auxiliem no desenvolvimento desse projeto! 

Confira a lista de ítens que podem ser enviados para a escola

Saiba mais sobre as experiências com materiais não estruturados

Lembrem-se de que o mais importante desse projeto é envolver as crianças nesse processo, ajudando-as a participar de ações de coleta e reaproveitamento de materiais

Os materiais passarão por uma avaliação e por um processo de higienização e/ou quarentena a depender do tipo, de acordo com os Protocolos de Biossegurança, antes de serem utilizados para as vivências.

Por questão de organização e armazenamento, pedimos que enviem apenas os itens sugeridos na lista acima, no entanto se vocês tiverem algum material que acreditem ser significativo para esse trabalho, por favor, entrem em contato com a escola.

Agradecemos desde já às famílias que se sentem motivadas a participar e a envolver-se nesse projeto, que certamente renderá muitas oportunidades de aprendizagem para todos.

Coordenação Pedagógica

Escola Meu Castelinho

Escola Meu Castelinho

Itaim Bibi | Pinheiros • São Paulo • SP