Benefícios da leitura para crianças pequenas

A Leitura é tão importante que se tornou recomendação médica no Brasil e no exterior, para pais e responsáveis de crianças na primeira infância, afinal essa é uma etapa crucial do desenvolvimento humano, em que a arquitetura cerebral está em plena formação.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os pais leiam para seus filhos desde o nascimento e a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que quanto mais cedo estímulos forem oferecidos à criança, até mesmo durante o período gestacional, maiores as probabilidades de desenvolvimento cerebral de forma plena, além de favorecer diversas habilidades e o rápido aprendizado.

Quanto mais estímulos adequados de leitura esse cérebro recebe, mais fortes e duradouras tornam-se as conexões neurais relacionadas com as áreas da linguagem expressiva e receptiva, escrita e comunicação. Isso resulta em aquisição precoce de linguagem falada, melhor compreensão, mais facilidade na alfabetização e melhores resultados em nível de inteligência a longo prazo”, afirma a Dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, em artigo no site da instituição.

Além desses benefícios, ler histórias para bebês e crianças pequenas é fonte de diversão, alegria e proporciona o fortalecimento de vínculos afetivos, a aquisição de cultura, conhecimentos e valores. 

Por isso é essencial escolher títulos que ofereçam um rico repertório linguístico para a faixa etária, com enredos interessantes e ilustrações de qualidade estética, que apresentem diversas realidades, personagens e elementos culturais.

Quando ouvem enredos apropriados para a faixa etária, as crianças ampliam o vocabulário, desenvolvem o raciocínio e a noção de sequência lógica (ou seja, que o enredo tem começo, meio e fim).

Quando elas podem observar as páginas do livro, enquanto ouvem a história, têm oportunidade de aproximar-se da linguagem escrita , associar o som à escrita das palavras, perceber que se lê da esquerda para a direita, e descobrem que as palavras são separadas por espaços.

Também é importante criar oportunidades para que as crianças manuseiem os livros, exercitem a motricidade ao virar as páginas, a percepção visual ao observar as ilustrações e aprendam noções de cuidados. Nessas situações, elas podem também realizar a leitura das imagens e contar a história, relembrando o enredo e exercitando a memória visual e auditiva.

As histórias fazem parte do cotidiano do Meu Castelinho por meio da leitura compartilhada realizada  com grupos bebês e crianças pequenas, onde elas são estimuladas a observar e nomear as imagens, e para as maiores,  conversar sobre suas interpretações.

Pensando em ampliar o contato com a leitura e com a diversidade de materiais fora da escola, criamos o Clube da Leitura, um projeto da Educação Infantil, que incentiva o hábito de leitura em casa envolvendo, além das crianças, seus familiares.

No início de cada ano, as crianças fazem a doação de um livro para o projeto e toda semana cada criança escolhe um título para levar para casa. Quando retornam para a escola, participam de Rodas de conversa, onde são convidadas a contar a parte do enredo que mais gostaram, o que incentiva os colegas a se interessarem pelo título e a escolherem nas semanas seguintes.

Para contribuir com os momentos de leitura de histórias em casa, compartilhamos algumas dicas:

  • Reserve um espaço na casa em que a criança possa acessar com facilidade e disponibilize todos os livros infantis (uma estratégia é variar os livros de tempos em tempos).
  • Converse sobre os cuidados e faça combinados sobre a organização dos livros, após o manuseio e a leitura. Para as maiores, é possível propor que elaborem critérios de organização, classificando por cores das capas, ou seriando do menor para o maior, etc…
  • Deixe que ela explore livremente e organize “momentos de leitura” na rotina de casa – leitura para a criança e leitura em família.
  • Para estimular o desenvolvimento da fala e da linguagem, depois que a criança já conhece a história, inverta os papéis e peça que ela conte o enredo para você, para os irmãos, para a vovó e outros parentes. Valorize esses momentos em que ela vai “ler” para os outros, mesmo que de forma não convencional (por meio da leitura das imagens, memorização e interpretação da sequência do enredo).
  • Depois de cada leitura, proponha que ela amplie a vivência e estimule outras habilidades relacionadas ao enredo, como por exemplo, inventar um final diferente para a história, fazer um desenho, um teatro ou organizar uma brincadeira com a temática, a depender da idade da criança.
  • Leia, independente de ser para a criança, e lembre-se que os adultos são modelos para elas.

Muitas vezes, é difícil para as famílias escolherem títulos adequados aos bebês, por isso compartilhamos abaixo algumas sugestões da nossa equipe de educadores:

Dicas de Livros para bebês 

– Quero colo. Stela Barbieri e Fernando Vilela;
– Pedro vira porco espinho. Janaína Tokitaka;
– Vai embora grande monstro verde. Ed Emberley;
– Aqui estamos nós. Oliver Jeffers;
– Macaco Danado. Júlia Donaldson e Alex Scheffler;
– O sapo bocarrão. Keith Faulkner;
– Uma largarta muito comilona. Eric Carle;
– Bebês brasileirinhos. Laura Beatriz;
– Ou isto ou aquilo. Cecília Meireles.

Os livros físicos são sempre mais adequados, porque, como citamos acima, favorecem muitos outros aprendizados, no entanto, eventualmente é possível baixar livros da Internet para crianças a partir de 2 anos. Confira as dicas de sites que oferecem acesso gratuito a diversos títulos.

Acesse livros infantis gratuitos:

Eu leio para uma criança.

Livros infantis gratuitos disponíveis no site da Amazon.

Quer saber mais? Confira o vídeo da Leila Saita, especialista na abordagem Pikler e parceira do Meu Castelinho, clicando aqui. 

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Laís Rosane Ribeiro dos Santos

Diretora Pedagógica

Andrea Caram de Oliveira

Orientadora Educacional

Escola Meu Castelinho

Escola Meu Castelinho

Itaim Bibi | Pinheiros • São Paulo • SP