Projeto Psicossocial: Respeitando a diversidade e valorizando as potencialidades

A vivência de valores é um dos pilares da proposta pedagógica do Meu Castelinho. Por isso, a formação pessoal e social das crianças tem um lugar privilegiado em nossos olhares e intencionalidades educativas.

 

Com mais de meio século dedicado à Educação Infantil, a missão do Meu Castelinho vai além de proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, pois temos um propósito maior de contribuir com a formação de indivíduos mais humanos, empáticos, solidários, conscientes e responsáveis, como herança para as próximas gerações.

 

Durante a primeira infância, as crianças vivenciam suas primeiras experiências sociais, que acontecem principalmente nos âmbitos familiares e escolares, descobrem que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista, desejos, comportamentos, formas de comunicação, preferências, aparências, modos de agir e aprender. Nesse processo de aprendizagem, constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.

 

Durante o cotidiano no Meu Castelinho, elas interagem com seus pares, com os adultos e a cultura, em um processo de construção de um modo próprio de agir, sentir e pensar sobre si e tudo o que está à sua volta.

 

O campo de experiências “O eu, o outro e o nós”, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferece oportunidades para que as crianças entrem em contato com diversos grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, costumes, celebrações e narrativas.

 

Nesse percurso singular de desenvolvimento, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos.

 

Com o objetivo de ampliar essas experiências, nossa equipe de educadores e especialistas está em processo de reflexão e construção deste projeto institucional, para proporcionar a vivência de valores educativos, que fazem parte da proposta pedagógica, como:

 

  1. Respeito à diversidade;
  2. Empatia;
  3. Solidariedade;
  4. União;
  5. Amizade.

 

Os valores estruturantes do projeto vão permear os diversos contextos pedagógicos e campos de experiências, ampliando algumas intencionalidades pedagógicas, como:

1. Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive;

2. Perceber que as pessoas têm características físicas, psicossociais e culturais diferentes, valorizando as potencialidades e respeitando as fragilidades ou limites;

3. Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos;

4. Perceber que suas ações têm efeitos nos adultos e nas outras crianças;

5. Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar, falar e agir;

6. Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação no meio social.

 

Este projeto pretende desenvolver ações que envolvam e engajem todos os âmbitos da escola: crianças, educadoras, famílias, colaboradores e a comunidade, como:

 

  • Formação de educadores: educação antirracista e inclusiva;

 

  • Conversas com as famílias;

 

  • Rodas de conversa com as crianças, histórias e músicas: apresentação de diversas culturas;

 

  • Jogos simbólicos com personagens de diferentes raças e etnias;

 

  • Brincadeiras culturais afro-brasileiras e indígenas;

 

  • Mediações de interações entre as crianças;

 

  • Campanhas lúdicas para a comunidade.

 

As crianças serão estimuladas a conhecer e lidar com as diferenças físicas, comportamentais, psicossociais, raciais e culturais, respeitar e valorizar essa diversidade, participar de forma colaborativa das situações de interação, para gradativamente desenvolverem competências socioemocionais e formarem princípios que norteiam suas ações e escolhas na vida em sociedade.

 

Contamos com a parceria das famílias para que, juntos, possamos: educar para a vida e formar indivíduos capazes de respeitar e valorizar as diferenças, que possam transformar a realidade, por meio de ideias e soluções, para o bem individual e social.

 

Equipe de Orientação Educacional

Escola Meu Castelinho

Escola Meu Castelinho

Itaim Bibi | Pinheiros • São Paulo • SP